KitCNC - Ferramentas para o Robista

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Construindo um Scanner 3D

Texto de 22/12/2006 19:10

O nosso Scanner 3D irá utilizar o principio da triangulação do feixe de laser com CCD da webcam, mais este processo será descrito quando entrarmos no software do Scanner 3D, neste artigo iremos focar a montagem mecânica e elétrica do Scanner 3D.

Minha primeira montagem do Scanner 3D foi esta que esta na foto abaixo:

Nesta montagem tive alguns problemas, e o principal deles estava relacionado ao sistema acoplamento do motor de passo com a plataforma do scanner.

Como este acoplamento era realizado por uma correa de borracha, acabava gerando um "balanço" quando do acionameto da plataforma, o que atrapalhava na hora da captura as imagens pela WebCam.

Outro problema que tive nesta montagem, estava relacionado ao sistema de ap

 

Nesta montagem tive alguns problemas, e o principal deles estava relacionado ao sistema acoplamento do motor de passo com a plataforma do scanner.

Como este acoplamento era realizado por uma correa de borracha, acabava gerando um "balanço" quando do acionameto da plataforma, o que atrapalhava na hora da captura as imagens pela WebCam.

Outro problema que tive nesta montagem, estava relacionado ao sistema

oio da plataforma, utilizei uma peça usinada apoiada em um rolamento comum, o que não me deu um bom resultado quanto a rigidez, muito provavelmente pela conjunto da montagem que realizei, infelizmente perdi todas as fotos desta montagem, o que não me permite mostrar meus erros.

 

Texto de 25/12/2006 21:19

Visto os problemas acima descritos, resolvi iniciar uma nova montagem do Scanner 3D, a partir do zero,e como primeira etapa tinha que achar uma forma de constuir a plataforma do Scanner de forma bem rigida.

Um ponto importante que pretendo tomar como meta neste projeto, é que os componentes envolvidos nesta montagem devem ser de fá¡cil aquisição e que exija o mánimo de recurso, de maneira que qualquer um possa realizar sua montagem.

Em minhas pesquisas acredito que achei uma forma de realizar esta montagem de forma bastante rigida, utilizando a base e o motor de um HD velho, o resultado deste conjunto nos permite uma excelente motagem.

Acabei desmontado varios HDs, e o que mais gostei foi um Quantum, pena que não guardei os dados dele para registro, agora uma caracteristica que recordo para sua identificação é a utilização de uma fita metalica em toda sua volta para vedação entre a tampa e a carcaça.

HD Desmontado

 Â

Motor do HDÂ

Texto de 19/03/2007 20:20

Depois de um longo intervalo, voltei a trabalhar neste projeto, vamos lá...

Após definir qual HD melhor atendeu minha mecessidade precisei realalizar algumas mudanças na base dele para receber o motor de passo, como segue demonstrado na foto:

Base do HD modificada

Na imagem o circulo azul mostra o furo que será utilizado para a passagem do eixo do motor de passo, e o circulo vermelho, mostra o rasgo que será utilizado para ajustar a posição o eixo do motor de passo.

Precisamos prepara tambem uma base para receber a montagem do scanner, para isso utilizei minha CNC caseira para realizar esta tarefa, esta base tem alguma medidas que devem ser observadas, pois serão necessarias o futura utilização do scanner, isto é, na configuração do software do scanner.

 Â

Esta peça possui o recorte para receber o conjunto da base do HD, e trás furos que serão utilizados para fixar o Laser e uma ou duas Webcam.

As informações que devem ser observadas são, a distância de cada futo para o centro do motor do HD que será utilizado na base de giro, e o ângulo entre os furos em relação ao centro do motor.

Para esta base utilizei as seguintes medidas, distância dos furos para o centro do motor 350mm, ângulo entre os furos em relação ao centro do motor 25º.

Com a base cortada devemos juntar o conjuto para a montagem, na imagem abaixo vemos as peças necessarias para a montagem.

Peças para montagem

Na imagem vemos, o motor de passo, os parafusos para a montagem, os discos do HD que serão utilizados como base de apoio para a "prato" que será utilzado como base para apoiar os objetos a serem scaneados, também vemos um anel de borracha verde, que será utilizado para acoplar o eixo do motor aos discos do HD.

1º Passo da montagem: Montar o motor de passo ao conjunto do HD

Montagem do motor

 

2º Passo da montagem: Adcionar o anel de borracha.

Montagem do AnelÂ

3º Passo da montagem: Montar os discos do HD

Montagem dos Discos do HD

 

4º Passo da montagem: montar o conjunto acima na base do Scanner 3D.

Montagem da baseÂ

5º Passo da montagem: Montar o "prato" da base para apoiar os objetos a serem scaneados.

Base de objetos

Com esta montage finalizamos a primeira etapa de nossa montagem, nos próximos dias irei montar a base do Laser e da Webcam, até lá..

Texto de 09/09/2008 19:10

 Estou finalizando a montagem deste protótipo de scanner 3d, e em seguida irei postar novas fotos, com os devidos comentá¡rios.

Continua......

 

 

 

Links Patrocinados